A Docapesca, empresa responsável pela exploração de portos de pesca e lotas e todo o País, está a reabilitar os portos de pesca da Nazaré e de Peniche, no distrito de Leiria, num investimento superior a 243 mil euros que contempla a reparação de várias estruturas.
Foi anunciado, hoje, o lançamento de um concurso público para a instalação de uma central fotovoltaica na Nazaré e a adjudicação da reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo neste porto e no de Peniche.
De acordo com a Docapesca, a instalação da central fotovoltaica para autoconsumo na Nazaré alia duas fontes fornecedoras de energia, UPAC e a rede elétrica existente, sendo composta por 270 painéis de 310Wp.
Em comunicado, a empresa acrescenta que “a estrutura de fixação dos módulos permite a produção de energia renovável e, simultaneamente, o sombreamento de viaturas estacionadas junto do edifício da GNR e For-Mar”.
A execução da empreitada tem um preço-base de 115.000 euros.
Já a reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo das barras dos portos de pesca da Nazaré e Peniche representa um investimento de 43.350 euros e, segundo a Docapesca, contempla um conjunto de intervenções.
Entre as intervenções estão o tratamento de armaduras danificadas e reparação de betão, a pintura de superfícies e a montagem de varandins, escotilhas e portas de acesso ao interior.
As obras inserem-se num investimento total de 243.350 euros que está a ser feito pela empresa para melhorar as condições dos dois portos de pesca.
Em Maio, a Docapesca tinha anunciado que este mês deveria arrancar a reabilitação da lota do Porto da Nazaré, uma empreitada de quase 250 mil euros.