“O Benefício”, startup incubada no Parque Técnológico de Óbidos (Óbidos Parque) e na Startup Lisboa, volta a apostar na produção limitada e na utilização de métodos e matérias-primas artesanais e sustentáveis.
O cânhamo foi agora o produto escolhida e o resultado é a produção do “primeiro gin de flor de cânhamo português”.
Este gin está disponível numa edição limitada a 100 unidades e terá três variações: a Herbal, a Estival e o Delicado.
“A exploração de materiais e matérias-primas diferenciadores e cujo impacto ambiental seja positivo é algo que faz parte do ethos de ‘O Benefício’ e o cânhamo cumpre todas essas premissas”, explica Paulo Fernandes, co-fundador da marca.
Citado numa nota de imprensa da startup, este responsável destaca a “versatilidade” do cânhamo, mas também “o baixo impacto ambiental da sua produção” como factores que o fazem ajustar-se como uma luva à estratégia da empresa.
Para a concretização deste projecto, que tinha como missão destilar o primeiro gin de cânhamo português, o Benefício juntou-se à Associação Nacional de Bebidas Espirituosas, contando ainda com a colaboração especial com a GinT (The Strongest Portuguese Gin)
“Ter um gin no qual o cânhamo – que é uma planta curiosa e com sabores muito herbáceos – desempenharia o papel de vocalista colocou-nos desde logo um desafio muito enriquecedor, pois teríamos de encontrar uma forma de o compensar através da frescura e doçura”, refere Tiago Sanches, da GinT e master distiller do projecto.
O valor unitário de cada garrafa é de 34 euros e, no lançamento, o pack das três unidades – a Família Feliz – terá um custo de 86 euros.
O Benefício é uma editora que “defende um modelo de produção limitada”, colocando no mercado séries de 100 unidades.
Entre as edições criadas estão uma garrafa de azeite, que teve a sua origem numa herdade no centro de Portugal, constituída essencialmente por olival e montado de sobro centenários.
A segunda edição de “O Benefício” foi uma mochila feita de cintos de segurança reciclados, que juntou um alfaiate e uma empresa de abate de carros.
Seguiu-se depois, o Licor de Ginja, oriundo de Óbidos, fruto da colaboração com a Oppidum, uma empresa de tradições e história, e o bundle sleeve, projecto inspirado nos teares de Minde.