As alterações à rede Mobilis (Transportes Urbanos de Leiria), em vigor desde o início de Maio, provocaram um aumento de passageiros na ordem dos 15%.
Nos primeiros dois meses do novo figurino da rede, o circuito transportou 153.881 mil pessoas, ou seja, mais 23.456 do que em Maio e Junho do ano passado, quando tinha sido utilizado por 130.4245 utentes.
A este aumento não será alheio alargamento da rede a novas zonas, como a Gândara, Telheiro, Vale Sepal e Quinta do Alçada, e o reforço da linha que tem mais procura (Campus 2 do IPL), com a criação de mais circuito para servir essa zona, o U.MOB.
A Câmara de Leiria realça também outras melhorias introduzidas no Mobilis, como a “melhor informação”, “maior fiabilidade no serviço” e o reforço da informação, com as “todas” as paragens a disponibilizarem o mapa e horário correspondente às linhas que servem, que contribuíram para o aumento da procura.
A autarquia destaca ainda a criação do tarifário único, que “acabou por ser um sucesso”, e o melhoramento das viaturas afectas ao serviço, sendo que, no início deste mês, entraram em funcionamento dois novos veículos para as linhas Mobilis 1 e 2, que servem o Campus 2 do IPL e o hospital.
Estas linhas, que são aquelas que têm mais procuram, viram assim, reforçada a sua capacidade de resposta, uma vez que as novas viaturas “têm maior lotação” que as anteriores.
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.