Na EB1 da Vestiaria, ao lado das crianças, alguns idosos voltam a sentar-se nos bancos da escola. Os utentes do Centro Paroquial Nossa Senhora da Ajuda, trocam as actividades habituais no Centro do Dia para trabalhar as suas capacidades cognitivias na sala de aula.
São incentivados pela jovialidade dos seus parceiros, que, por sua vez, ginasticam a criatividade e a empatia intergeracional.
Blandine de Almeida, escritora e docente, é hoje a professora destes miúdos e graúdos. O mote para a interacção são os contos. “Defino o que é um conto, dou exemplos para as crianças e para os adultos. Falo na Branca de Neve ou nos Três Porquinhos. Identifico o herói, a missão e o vilão”, explica a professora. Concluído o enquadramento, cada dupla recebe três cartas com figuras e é então que a magia acontece. Com base nas imagens, criança e idoso têm de imaginar, escrever o conto e falar sobre o papel das personagens.
Glória Maria, de 85 anos, trabalhou toda a vida no campo. Faltou-lhe a alfabetização e agora até a capacidade auditiva lhe prega partidas. Por sorte, tem como parceiro Bernando Figueiredo, de 8 anos, que, com calma e persistência, a incita a colaborar. “Foi ela que ordenou as cartas”, diz o aluno. Com aquela sequência de imagens, Bernardo já esboçou uma trama: “uns meninos entram num castelo e sobem a uma sala misteriosa…”
“Com idosos já tinha feito muitas coisas, mas esta actividade não”, partilha Bernardo. “Gosto de estar com as crianças. São boas pessoas”, conta por sua vez Glória, de sorriso no rosto.
Depois de uma queda aparatosa, que lhe afectou a memória, também José Amaro, de 72 anos, está a gostar da iniciativa. Antigo serralheiro e avô de homens feitos, está a interpretar as imagens e a compor um conto, com a ajuda de Aixa Landin, de 9 anos. “Ajuda-me a passar o tempo e a puxar pela cabeça”, salienta José Amaro.
Bruno Gonçalves, professor destes alunos, do 3.º e 4.º ano, assegura que esta experiência traz benefícios para as aulas do quotidiano. “Estimulam a criatividade, a concentração e eles percebem que têm de ter calma na relação com os mais velhos.”
Uma década a Xplorar
“Com esta sessão estamos a dar início ao projecto Escrita Criativa, no âmbito do Xplorar (um projecto educativo da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria), que já desenvolvemos há 10 anos, com o 1.º ciclo e com o pré-escolar”, contextualiza Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria. “Xplorar é um projecto intergeracional, através do qual todos os alunos convivem com idosos dos lares e centros de dia da nossa comunidade. Fazemos muitas actividades conjuntas, desde o magusto, as merendeiras, festas de Natal, etc”. Desta vez, o projecto de Escrita Criativa serve para estimular a parte cognitiva dos idosos e das crianças. É um workshop de escrita criativa, onde aluno e idoso fazem um duo e juntam-se uma vez por mês, para construir um conto, que depois podem vir a ilustrar, a musicar. A iniciativa acontece quer na Vestiaria quer em Alcobaça.