Continuam hoje as pícaras aventuras de Tito Larcher (TL) inventor do Arquivo, da Biblioteca e do Museu de Leiria, que celebra este ano o seu centenário, numa luta inspiradora, solitária e inflexível, na defesa do património cultural do nosso território.
TL, que desfia desafios e agravos numa longa entrevista ao Jornal de Leiria de há 100 anos que nos tem servido de fio condutor a este folhetim, narra as suas aventuras por Lisboa, onde se tinha deslocado a pretexto da sua tomada posse no cargo de diretor do Museu.
O espaço aqui é pouco mas é irresistível fazer um pequeno enquadramento deste, mais um, episódio caricato.
A Comissão Executiva da Câmara Municipal Leiria apreciou o pedido de apoio de TL: “(…) pedindo que lhe fosse abonada a quantia de 20 escudos para poder ir tomar posse a Lisboa do cargo de Director-Conservador, para que foi nomeado por despacho de 10 do mesmo mês. – A Comissão deliberou só conceder para aquele fim a quantia de 10 escudos.” (Ata de 07. 02. 1918)
E um mês depois fica registado [LER_MAIS] o que TL conseguiu fazer com os 10 escudos…“[TL] (…) informa que tomou posse do cargo de Director do Museu Regional e que (…) visitou estabelecimentos de Instrução, Bibliotecas, Arquivos e outros, conferenciou com os respectivos Directores e Ministro da Instrução tendo obtido deste a promessa de uma próxima visita a Leiria e conhecer directamente as necessidades mais urgentes em diferentes estabelecimentos de Instrução.
Que conseguiu que a Associação dos Arqueólogos Portugueses realize uma excursão de estudo este ano (encarregando o mesmo Director de organizar o respectivo programa), que visitará Leiria, Milagres, o sítio do Campo de Ourique, na freguesia de Cortes, onde com toda a probabilidade se desferiu a batalha daquele nome, Batalha, etc.
Que conseguiu a cedência de obras para a Biblioteca, de diversos estabelecimentos públicos. Solicitou que no próximo orçamento seja incluída verba para auxilio do Museu. (…)
Sob proposta do Sr. Vogal Doutor Saraiva foi deliberado que na ata se consignasse que esta Comissão regista com satisfação que da ida a Lisboa do Director do museu, que ali fora tomar posse subsidiado pelo município, resultaram benefícios para a cidade (…).” (Ata de 07.03)
O que Tito Larcher não teria feito com 20 escudos…
*Dramaturgo