Leiria continua na rota das principais provas de BTT. Depois de a mata dos Marrazes ter recebido, em Março, uma prova pontuável para o ranking mundial de cross country olímpico, agora foi a vez de virar o ponteiro para outra ponta do concelho.
[publicidade_home_page]
Os “trilhos históricos” da mata da Curvachia e da Senhora do Monte foram palco, no domingo, sa última etapa da Taça de Portugal de Enduro BTT.
Mas, afinal, o que é o Enduro BTT? É um formato competitivo muito parecido com o dos ralis de automóvel, em que o atleta tem percursos especiais cronometrados (PEC) e percursos de ligação, não cronometrados, que o fazem aceder ao PEC seguinte.
O resultado final é calculado a partir do somatório dos tempos realizados em todas as PEC, aos quais se somam as penalizações. Os percursos são técnicos, divertidos e tendencialmente em descida.
A zona desportiva dos Pousos acolheu as partidas e as chegadas deste percurso de 31 quilómetros, sendo 9.100 metros nos quatro PEC, todos em terra batida e sem qualquer travessia de via pública: trilho do Valinho da Curvachia, trilho da Nascente do Lis, trilho do Cabeço da Carapinha e trilho do Aviário.
Taça
Depois da prova de Leiria, João Rodrigues e Ana Leite (Bicicleta Clube de Felgueiras) sagraram-se vencedores da primeira edição da Taça de Portugal desta disciplina.
A luta pelo troféu foi empolgante na categoria de elite masculina, que se decidiu por 6,4 segundos, a diferença que separou João Rodrigues de Marco Fidalgo na derradeira etapa da Taça.
A vitória na última prova pontuável garantiu a Rodrigues a conquista de 200 pontos, essenciais para ultrapassar Fidalgo na geral.
João Rodrigues concluiu as cinco corridas da Taça de Portugal com 735 pontos. Marco Fidalgo ficou-se pelos 690 e João Reis (Maiatos/Reabnorte) encerrou o pódio da geral, com 615 pontos.
Ana Leite venceu confortavelmente a Taça de Portugal na categoria de elite feminina, mas viu a estoniana Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte) impor-se na derradeira etapa. Ana Leite foi a segunda e Leandra Gomes (Batotas/Ponte de Lima) foi a terceira em Leiria.
Ana Leite fechou as contas do troféu com 840 pontos, mais 185 do que Cláudia Costa (Maiatos/Reabnorte) e mais 240 do que Maaris Meier, segunda e terceira, respectivamente.
Miguel Quintino (MS Mad/Team Racing Portugal) foi o melhor júnior na última corrida do ano e conquistou a Taça de Portugal nesta categoria.
Nas categorias de veteranos a geral foi ganha pelos vencedores da prova deste domingo. Lino Correia (Vasconha BTT Vouzela) impôs-se em masters 30, Vasco Correia (Maiatos/Reabnorte) triunfou em masters 40 e João Jesus (MCF/XDream/Município de S. Brás) bateu a concorrência em masters 50.
Os Maiatos/Reabnorte venceram a Taça de Portugal por equipas, após intenso duelo com a formação Bicicleta Clube de Felgueiras, que perdeu por apenas 5 pontos. O Vasconha BTT Vouzela encerrou o pódio colectivo.
Fotos: Licínio Florêncio (UVP/FPC)