Não é o único destaque do 27.º Festival Marionetas na Cidade, mas vale a pena assinalar a estreia em Portugal, esta sexta-feira, 4 de Outubro, pelas 21:30 horas, no Armazém das Artes, do espectáculo Metamorfosis, de Bernd Ogrodnik, artista reconhecido internacionalmente que chega da Islândia, onde trabalhou no teatro nacional como mestre titereiro.
Na edição de 2024, que decorre até 6 de Outubro, em Alcobaça, estão envolvidos 11 colectivos e artistas, de quatro países, que ao longo de seis dias (desde terça-feira, 1 de Outubro) vão apresentar 12 produções em oito locais: no mercado municipal, na rua (durante o fim-de-semana: Praça 25 de Abril, Praça Dom Afonso Henriques e Praça da República) e em sala.
A gigante e tradicional personagem galega Barriga Verde revelada pela companhia Titeres Alakrán do espanhol Borja Insua, a tradição Dom Roberto na versão do açoreano Ricardo Ávila, o espectáculo premiado Santa Maria da companhia francesa Via Cane e a apresentação de Dura Dita Dura, do Teatro de Ferro, no Cineteatro João d’Oliva Monteiro, sobressaem na programação preparada pela companhia S.A. Marionetas, de Alcobaça, que organiza o Marionetas na Cidade (em que também participa) e que este ano convidou Bernd Ogrodnik (Islândia), Ricardo Ávila, Acta – Companhia de Teatro do Algarve, Cia eLe (Espanha), Titeres Alakrán (Espanha), Trupe Fandanga, Via Cane (França), La Fontana, Marionetas Rui Sousa e Teatro de Ferro.
Uma conversa sobre a liberdade de expressão no teatro de marionetas, duas exposições e duas formações de construção de marionetas completam o festival.