A sofrer um processo de transformação que pretende ajustá-lo aos gostos musicais da actualidade, o cartaz do 37.º Festival Música em Leiria foi apresentado na segunda-feira, com uma maior abrangência territorial – 15 datas em dez municípios do distrito de Leiria, entre eles Pedrógão Grande.
O evento que se estende até ao dia 25 de Abril, arranca no dia 23 de Março, com a actuação de Mário Laginha e Pedro Burmester, num concerto a dois pianos, no Teatro José Lúcio da Silva (TJLS), em Leiria, onde uma semana depois, haverá um "desconcerto teatral" dos espanhóis PaGaGnini.
Para quem admira jazz, o FML propõe um concerto subterrâneo com Cláudia Franco, Paulo Bernardino e Augusto Baschera, nas Grutas de Mira de Aire, no dia 12 de Abril. A dança também estará em destaque nesta edição, com duas peças da Plataforma Displaced, sediada em Madrid, e liderada pela bailarina Joana Brito, formada no Instituto de Danza Alicia Alonso, em Madrid.
André Gaio Pereira, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2017 RTP-Antena 2,apresentar-se-á no Solar dos Ataídes, em Leiria, no dia 3 de Abril, e, a fechar o festival, o brasileiro Ivan Lins (na fotografia) e a fadista Ana Laíns, acompanhados pela Orquestra Filarmonia das Beiras e Coro do Orfeão subirão ao palco do TJLS, no dia 25 de Abril.
O presidente do Orfeão, entidade organizadora do evento, Acácio de Sousa, revelou que o cantor brasileiro irá interpretar um tema de Zeca Afonso, para assinalar a data.
Notícia corrigida às 16:38 horas, do dia 22/02/2019, para corrigir a informação sobre a formação da bailarina Joana Brito: "formada no Instituto de Danza Alicia Alonso, em Madrid".