Os resultados de um rastreio nutricional efectuado no último ano lectivo a 1.980 crianças dos 5 aos 8 anos que frequentaram jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo do concelho de Leiria, evidenciaram que a maioria está dentro do peso considerado normal para a altura e idade.
Os resultados da equipa de trabalho PIICIE (Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar) demonstrou que 16,9% dos alunos dos agrupamentos estudados têm excesso de peso e 7,3% está num nível de obesidade. Estes valores estão muito abaixo da média nacional, que se situa em 30,7% e 11,7%, respectivamente.
Segundo o estudo, 75,2% dos alunos dos agrupamentos de Rainha Santa Isabel, Colmeias, D. Dinis, Correia Mateus, Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, Domingos Sequeira e Henrique Sommer apresenta um peso adequado e apenas 0,7% está abaixo do normal.
Esta iniciativa resulta da evidência que a “aposta numa alimentação saudável é um factor determinante no combate ao insucesso escolar, além da importância que assume na prevenção da obesidade infantil, bem como de outras doenças associadas a carências nutricionais”, refere uma nota de imprensa do Município de Leiria.
Na análise realizada pelo grupo do PIICIE, denota-se uma maior prevalência de obesidade, baixo peso e eutrofia (peso normal) em meninos e uma maior prevalência de excesso de peso em meninas.
A autarquia destaca ainda que do universo de crianças monitorizadas, apenas 18 foram sinalizadas pelo facto de não tomarem o pequenoalmoço em casa (factor não associado a carência, mas sim à necessidade de reorganização de horários a nível familiar), tendo sido também percepcionado um baixo consumo de frutos oleaginosos.