Vários idosos vão poder receber, em suas casas, concertos de bolso e artistas de música clássica, pela mão da SAMP.
Através do projecto SAMP – Palco em Casa, os cidadãos serão identificados com recurso à rede de parceiros – SAMP, CLAS, GNR, IPSS e Juntas de Freguesia – e assim solicitar espectáculos com intérpretes e programas à sua escolha.
Segundo a SAMP, os bilhetes para este festival, 100% gratuito, permitem que os idosos possam convidar familiares e vizinhos, com o limite máximo permitido na área da sua casa ou pátio e segundo as directrizes da DGS.
A partir da experiência e do impacto obtidos através do projecto Novas Primaveras, os profissionais SAMP aperceberam-se de “um outro mundo que existe fora das instituições” e dentro de casas de idosos que optam e lutam pelo envelhecimento no contexto local e nas suas comunidades.
“Fomentam-se, assim, laços e relações sociais na comunidade, mas também vínculos familiares, num contexto de fruição estética ao domicílio, em freguesias e lugares mais afastados dos meios urbanos.”
O cartaz conta com músicos profissionais da música clássica, amadores e profissionais da Pop, Tradicional e músicas do mundo.
As Famílias SAMP com experiência de música de câmara – pais e filhos que integram os projectos SAMP – também participam.
Além disso, este projecto procura uma mudança de atitude da comunidade, tornando-a mais justa e atenta ao outro.”
Na primeira fase, serão identificados os públicos, criadas plataformas de artistas, programação e sistema de bilheteiras, sendo realizadas visitas às aldeias e casas que irão participar.
Na segunda fase, serão realizados 32 “Concertos de Bolso”, em aldeias isoladas, com músicos profissionais.
Na terceira, realizar-se-á o Há música na aldeia, com oito concertos em oito aldeias.
Será filmado um documentário final, apresentado à comunidade numa sala de espectáculos de Leiria, e realizado um concerto envolvendo as duas Bandas Filarmónicas do projecto – dos Pousos e a de Pedrógão Grande.
O Palco em Casa é um dos quatro projectos culturais apurados no Programa de Apoio Municipal à Rede Cultura 2027.
As intervenções artísticas terão início durante Outubro.