A temporada 2023 do Cistermúsica abre com uma iniciativa inédita, centrada na oferta de música coral sacra, durante a Semana Santa, em Alcobaça.
Ateliês de formação para coralistas profissionais e amadores, palestras e concertos compõem o programa do Cistermúsica Sacra, que se realiza entre 2 e 6 de Abril.
Estão previstos quatro momentos performativos abertos ao público, a decorrer nos mosteiros de Alcobaça e de Cós.
O concerto do coro Officium Ensemble, sob direcção do maestro Pedro Teixeira, encontra-se agendado para 2 de Abril, pelas 19 horas, no Mosteiro de Cós.
Dois dias depois, à mesma hora, mas no Mosteiro de Alcobaça, decorre a apresentação em concerto dos resultados do ateliê para coralistas de nível avançado orientado por Pedro Teixeira.
O Coro José Joaquim dos Santos actua na quarta-feira, 5 de Abril, às 21 horas, no Mosteiro de Cós.
E, a 6 de Abril, o resultado do trabalho desenvolvido durante o ateliê de música litúrgica é apresentado na Eucaristia de Quinta-Feira Santa, no Mosteiro de Alcobaça.
Nesta primeira edição, a direcção artística do Cistermúsica Sacra, a cargo de Pedro Teixeira e Tiago Morin, que vão trabalhar com coralistas profissionais e amadores, elegeu como tema “A música coral no Mosteiro de Alcobaça”.
O projecto, dirigido tanto a músicos e estudantes de música, como à comunidade litúrgica local, é organizado pela Banda de Alcobaça em articulação com a Paróquia do Santíssimo Sacramento de Alcobaça e com a Direcção-Geral do Património Cultural e o Mosteiro de Alcobaça.
Pretende aproveitar o património religioso de Alcobaça e valorizar espaços arquitectónicos onde se proporciona acolher música coral sacra, com momentos de formação e de apresentação ao público.
A componente formativa contempla o “Ateliê Avançado de Polifonia Portuguesa”, destinado a estudantes de ensino superior de música e coralistas profissionais, sob orientação de Pedro Teixeira, e o “Ateliê de Música Litúrgica”, que integrará a comunidade litúrgica local, coralistas amadores e estudantes de música, com coordenação de Tiago Morin, ambos a ter lugar na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Alcobaça.
No programa, dia 3 de Abril, consta uma palestra didática, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, sobre a música coral no Mosteiro de Alcobaça.
Noutra palestra, dia 6 de Abril, no mesmo local, o padre Pedro Lourenço abordará o tema “O Canto na Liturgia”, em que se procura “aprofundar a relação entre a música e a liturgia e promover as boas práticas de quem está encarregue deste ministério”.
“A temporada Cistermúsica 2023 ganha assim uma nova actividade de formação, à qual se seguirá o emblemático Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, em Julho, e o Cistermúsica Fronteiras — dedicado à música contemporânea — que decorre no último trimestre do ano, reforçando assim uma programação que se estende ao longo de todo o ano”, anuncia a Banda de Alcobaça, numa nota de divulgação.
A decorrer pela primeira vez em 2023, o Cistermúsica Sacra tem origem num concurso de ideias promovido pela Banda de Alcobaça e é uma das actividades que compõem o projecto candidatado ao Programa de Apoio Sustentado às Artes, da Direcção-Geral das Artes, na vertente de Programação – Modalidade Quadrienal.