Vídeos, seminários, conversas, oficinas intergeracionais, roteiros temáticos e palestras relacionadas com a arqueologia preenchem o programa da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, no centro histórico de Leiria, de 14 a 17 de Outubro.
Antes, já este sábado, 9 de Outubro, pelas 17 horas, inaugura a exposição de fotografia Instaheritage na Bilbioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria.
Em 2021, a AR&PA foca-se no tema “Jovens e Património” e apresenta um formato híbrido, com actividades online e presenciais, que estão a decorrer desde Junho.
Em Leiria, a cerimónia inaugural será no dia 14 de Outubro, às 11 horas, e contará com representantes da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Leiria, da Junta de Castela e Leão, da Fundação Millennium bcp, do Turismo de Portugal, da AICEP – Portugal Global e da DGPC.
Já a cerimónia da primeira edição dos Prémios Património.pt acontece no dia 16 de Outubro, a partir das 19 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, e contará com a apresentação de Joana Bárrios, com a presença do júri – Margarida Alçada, Enrique Saiz e Justin Albert – e das várias entidades parceiras da AR&PA 2021.
A AR&PA pretende ser um ponto de encontro e fórum de debate para profissionais e instituições. É organizada pela Spira – revitalização patrimonial, em parceria com o Governo português, entre outras entidades.
Na edição de 2021, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria é promotora.