A cidade de Leiria volta a 1922 no fim-de-semana de 11 e 12 de Junho, com uma recriação histórica que conta com a participação de centenas de figurantes.
Durante dois dias, o centro histórico da cidade ficará repleto de animação, com actuações musicais, jogos tradicionais, gastronomia com casas de pasto e tabernas, artesãos e mercadores, comércio tradicional, mercado de sábado e domingo, jogos infantis de outros tempos e a quinta dos animais.
O evento Leiria Há 100 Anos tem ainda agendada a exposição Agromuseu: Uma História Centenária, cuja abertura inaugura o evento.
Esta iniciativa que tem como objectivo dar a conhecer a história do concelho junto dos leirienses e de quem nos visita, recria os principais acontecimentos de há um século, incluindo a distribuição de um jornal com as notícias alusivas à época.
Dezassete ranchos folclóricos e 11 grupos de teatro, além dos grupos com actividades lúdico-pedagógicas, que garantirão a animação fixa e deambulante na cidade, refere uma nota de imprensa.
O Município adianta que esta “viagem” leva a revisitar Leiria em 1922, que decorre no Largo do Papa Paulo VI, Jardim Luís de Camões, Largo Goa, Damão e Diu (Fonte Luminosa), Praça Rodrigues Lobo e Largo 5 de Outubro, e conta com organização do Município de Leiria e da Associação de Folclore da Região de Leiria – Alta Estremadura.
Do programa, a autarquia destaca o concerto Leiria e as Suas Gentes, pela Sociedade Filarmónica Senhor dos Aflitos, que se realiza no sábado, dia 11, pelas 21:30 horas, junto à Praça Rodrigues Lobo.
Leiria Há 100 Anos tem entrada livre e “liga a máquina do tempo” das 14 às 24 horas no sábado e das 13 às 20 horas no domingo.