Leiria deveria receber no domingo o encerramento de “Palco em Casa”, um projecto que durante dez meses levou espectáculos a casa de 32 idosos de aldeias isoladas dos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.
Iniciativa da Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), o concerto de encerramento já não vai acontecer.
A SAMP explica, em comunicado, que, após uma reunião de emergência das suas equipas ao final da tarde de ontem, em articulação com o Município de Leiria e com a Rede Cultura 2027 o espectáculo foi será adiado, com nova data ainda por agendar.
O “Palco em Casa” contava com organização da SAMP, em parceria com a Filarmónica Pedroguense, de Pedrógão Grande, e tinha como objectivo preencher a vida de quem está mais sozinho, em territórios muitas vezes esquecidos do interior do distrito de Leiria, vários deles afectados pelos incêndios de 2017.
Em paralelo, as oito aldeias visitadas receberam encontros musicais com as bandas dos Pousos e de Pedrógão Grande, recriando em formato adaptado, devido à pandemia, as antigas arruadas.
Com produção profissional, envolvendo músicos, actores, bailarinos e outros artistas, o “Palco em Casa” levou “a pessoas idosas, sem meios para assistir a uma programação cultural por razões económicas, sociais, geográficas ou culturais”, pequenos espectáculos que procuraram “proporcionar o encontro de gerações” e “vincular famílias SAMP aos idosos”, sublinha a organização em comunicado.
A despedida do projecto suportado pelo Programa de Apoio Municipal de Leiria à Rede Cultura 2027 estava marcada para o domingo, dia 18 de Julho, no Teatro Miguel Franco e Mercado de Sant’Ana, em Leiria, com apresentação de um documentário realizado durante as acções nas aldeias e um espectáculo de encerramento.