Chama-se Trainer o primeiro Centro de Excelência Profissional (CoVE) do País, que, depois de uma primeira fase de maturação, fruto da articulação entre Politécnico de Leiria, Associação Empresarial de Leiria e Escola Tecnológica Artística e Profissional de Pombal, avança agora com sede física na ETAP.
Formar professores sobre conteúdos relacionados com inovação verde, para prepararem recursos humanos para as profissões do futuro, é uma das funções previstas para o CoVE de Pombal.
O Trainer surgiu no âmbito do projecto internacional Greenovet, que envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Áustria e Macedónia do Norte, que nasceu [LER_MAIS]com o objectivo de criar Centros de Excelência Profissional em países onde essa figura não existia, contextualiza Vítor Ferreira, professor do Politécnico de Leiria e responsável pelo Greenovet em Portugal.
Ao longo de dois anos, além dos três parceiros iniciais do Greenovet da região de Leiria (Nerlei, IPL e ETAP), foram convidadas mais escolas, centros tecnológicos e empresas, explica Vítor Ferreira. Foi criado um network agreement, foram realizados os primeiros levantamentos sobre o que se tem feito em matéria de inovação verde, foram também desenvolvidos projectos com outros CoVE, para perceber o que de melhor tem sido praticado noutros pontos do globo, refere o responsável.
“A ideia não é substituir as entidades que já existem, mas treinar, fazer parceiras, lobby”, de modo a que se desenvolvam projectos capazes de garantir uma economia “inovadora e sustentável”. E isso só é possível com preparação de recursos humanos, sejam técnicos para operar com painéis fotovoltaicos ou com estruturas para gases renováveis, seja para desenvolver novos softwares ou para gerir novos modelos de negócio, exemplifica o docente.
Já em Janeiro, adianta Vítor Ferreira, irá realizar-se uma primeira formação presencial no CoVE de Pombal.
O objectivo é envolver cerca de 80 docentes de todo o País e trabalhar para que, após o término do Greenovet, em Setembro de 2024, os CoVE continuem a desenvolver a sua missão, mesmo sem apoio da União Europeia.