Tem 15 anos, frequenta o 10.º ano na área das Ciências e Tecnologias no Colégio João de Barros, em Pombal, e é a jovem presidente de Junta das Meirinhas. As propostas apresentadas por Laura Silva Mota venceram a primeira edição do concurso Jovem Presidente de Junta, uma iniciativa que pretende envolver os jovens de Meirinhas na gestão daquela freguesia, possibilitando que o jovem presidente possa gerir um orçamento e planificar actividades dedicados à juventude.
Entre outros objectivos, o concurso visa ainda sensibilizar os jovens para as questões do poder local, designadamente no âmbito das atribuições e competências da administração local e do funcionamento dos respectivos órgãos, e incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica na definição das políticas de freguesia mais directamente relacionada com a juventude.
No caso de Laura, o interesse pela causa pública não é coisa recente. A adolescente participou no Parlamento Jovem há dois anos, onde abordou a questão da igualdade de género. E no ano passado voltou a participar, referindo-se ao problema da poluição dos oceanos. Além disso, conta a jovem, “lá em casa somos todos argumentativos”.
Este ano, tomou conhecimento da iniciativa da Junta de Freguesia de Meirinhas, através do seu professor de História, e decidiu participar no concurso. E a sua proposta saiu vencedora entre dezenas de outras ideias para a freguesia. Ajudou o facto de ter falado directamente com as pessoas, presume Laura. E ajudou também o seu plano de actividades.
[LER_MAIS]A jovem pretende recuperar umaantiga escola primária, “um espaço grande e que está esquecido”, para se converter numa biblioteca com vários equipamentos tecnológicos disponíveis, além de livros mais actuais e didácticos, explica Laura. A sua proposta foi concebida a pensar nas pessoas que possam não ter condições de aceder a este tipo de tecnologia a partir de casa, acrescenta Laura. Acresce que a escola poderá ser repensada de forma a poder receber também um espaço de lazer.
O próprio campo de futsal do estabelecimento poderá ser aberto ao público, defende a estudante. Um outro projecto de Laura é criar um espaço de apoio aos jovens que estejam interessados em procurar trabalho em part-time, seja para pagar a sua viagem de finalistas, financiar outras viagens de estudo, também para livros e outro material escolar.
À sua disposição a jovem presidente de Junta terá 500 euros, para gerir durante um ano de mandato. A entrada em funções está prevista para dia 7 de Janeiro, adianta Laura Silva Mota. E está a actividade política no horizonte da estudante? Laura não fecha totalmente a porta a esse trajecto, mas admite que são outras as suas ambições. As áreas da Saúde e da Economia são para já mais cativantes para esta adolescente de Pombal.