Entre Julho e Agosto deste ano, Mara Mure?, artista plástica de Leiria, concretizou um desejo que, há muito, a atraía como se fora um canto de sereia.
Viajar até à Islândia e demorar-se a ilustrar as páginas do seu caderno com os cenários naturais que a ilha oferece.
O relato, em imagens pintadas pela jovem de 25 anos, natural da freguesia da Bajouca (concelho de Leiria), pode ser visto na galeria Trilhos da Terra, em Aveiro, a partir de amanhã, sábado, às 21:30 horas, na mostra “Memórias da Islândia” e, no recém-publicado livro “Uma viagem ilustrada pela Islândia e Inglaterra”.
Sim, também pela Inglaterra, porque Mara aproveitou os minutos das escalas entre voos para documentar cada episódio desta incursão, em 86 páginas, pela terra do gelo e do fogo.
“Há algum tempo que tinha a ideia da viagem até aquele país e de publicar um livro com as ilustrações que lá fizesse, dedicando horas, se possível, apenas à pintura”, refere a artista plástica.
Em 2019, a jovem tinha feito um relato semelhante de uma viagem a Marrocos, mas, desta vez, a missão revelou-se muito desafiante, dada a grandeza e a beleza natural da Islândia.
“Vemos fotografias e vídeos, mas não é a mesma coisa.”
Glaciares, vulcões, cascatas e paisagens de perder o fôlego povoam as páginas do livro onde relata a experiência.
Mara alugou uma carrinha e percorreu a ilha durante 15 dias, enchendo com composições visuais a golpes de guache as páginas do seu caderno de apontamentos, e recolhendo pigmentos a partir de substâncias naturais, como a terra dos vulcões e outras manifestações de actividade geológica.
O intuito, explica é utilizá-los em trabalhos posteriores, como algumas das telas expostas na mostra “Memórias da Islândia”.
O livro “Uma viagem ilustrada pela Islândia e Inglaterra” pode ser adquirido através de contacto directo com a autora, através do Instagram.