Cerca de 150 mil pessoas visitaram a edição deste ano do Mercado Medieval de Óbidos, segundo a contabilização divulgada pela autarquia.
Em 2022, aconteceu o regresso do evento, após dois anos de interregno, sob o tema “Festas, Romarias e Peregrinações”, entre 21 a 31 de Julho.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, entende que se trata de um “balanço claramente positivo” e adianta que, nesta edição, “foram introduzidas algumas alterações e novidades, que vieram provar ser uma grande mais-valia”.
“A parceria que fizemos com os ‘Ofícios com História’, na pessoa do curador Edgar Silva, contribuiu consideravelmente na componente de valorização e recriação histórica do evento, curadoria essa que é para manter e, acima de tudo, aprofundar”, ilustra.
Em comunicado, o autarca destaca ainda “a grande participação das colectividades do concelho, que asseguraram as famosas tabernas e que, mais uma vez, foram essenciais para o sucesso do evento, onde foi notório um envolvimento muito considerável das pessoas, cerca de mil voluntários, praticamente 10% da nossa população, marcaram presença no evento”.
Ricardo Duque, administrador da Óbidos Criativa, empresa municipal que organiza o Mercado Medieval de Óbidos, explica que a cenografia foi diminuída, para aproveitar o cenário da Cerca do Castelo e promete “um Mercado Medieval de Óbidos renovado e cheio de novidades para 2023”.
O Mercado Medieval de Óbidos custou, este ano, cerca de 350 mil euros e juntou 25 associações e mais de 70 mercadores, 12 grupos de música, 10 grupos de teatro, 6 grupos de dança, 4 grupos de artes circenses, 3 acampamentos (militar, civil e religioso), 20 mestres e ofícios, uma granja com mais de 20 animais e uma equipa de 50 animadores de rua.