Há um momento em que o gosto por uma dieta equilibrada e ecologicamente responsável se transforma no projecto pessoal de Tiago Guerra e Patrícia Vicente, ele originário da Marinha Grande, ela de Lisboa, ambos a trabalhar no estrangeiro quando decidem reposicionar-se no mapa, regressar a Portugal e abrir o próprio negócio.
O resultado é a cafetaria e mercearia Naturíssima, já a funcionar em Leiria, junto à Sé. A oferta sustenta-se em três pilares: ser natural, saudável e sustentável.
Em horário contínuo entre as 9 e as 19 horas, diariamente, excepto terça-feira, são servidos pequenos-almoços, almoços e lanches, além de brunchs, durante o fim-de-semana.
Na ementa encontram-se bowls, panquecas, tapiocas, tostas, tibornas, wraps, hambúrgueres, ovos e vários snacks (incluindo, nachos com guacamole ou palitos de vegetais com húmus).
A ideia, segundo Tiago Guerra, é “mudar o paradigma” e “ter 90% de opções vegan e 10% de carne e peixe”. Ou seja, continuam a existir alternativas não vegetarianas. Por exemplo, a tosta, a tapioca e o wrap de frango ou a tiborna de bacalhau com cebola em alho, tomate cherry, emulsão de coentros e rodela de azeitonas.
“Achámos que fazia sentido termos uma parte de cafetaria, onde servimos este tipo de alimentação, e uma parte de mercearia, onde vendemos os produtos não confeccionados, para as pessoas experimentarem em casa e fazerem o seu estilo de vida”, explica Tiago Guerra ao JORNAL DE LEIRIA. O que contempla gelados biológicos, vegan, sem glúten e sem açúcar, pastelaria vegan, pão de fermentação natural, sumos e batidos.
Está prevista uma sugestão de menu com preço fixo para acompanhar a sopa do dia, já disponível.
Na mercearia, embora não exclusivamente, predominam os artigos biológicos, as embalagens com baixo impacto no ambiente e a venda a granel. Nas prateleiras, descobrem-se desde massas importadas de Itália até produtos de origem local, como a kombucha biológica de Pombal, a cerveja artesanal de Leiria, a sidra do Oeste e o vinho biológico das Cortes.
Também há azeites biológicos, farinhas, cereais e leguminosas, queijos, geleias, sementes e especiarias, chás e tisanas, frutos secos e até garrafas reutilizáveis.
Depois de anos a viver fora, Tiago e Patrícia identificam em Leiria mais “dinamismo” e “qualidade de vida”, o que os convenceu a investir. “Tem muitos eventos, tem vida, é raro ver-se uma cidade com tanta vida, no centro histórico, dia e noite”. O lugar que escolheram para fixar a mensagem de um estilo de vida saudável, com máximas que se lêem no Naturíssima, em frases inscritas nas paredes do estabelecimento: “Que o teu alimento seja o teu remédio e que o teu remédio seja o teu alimento”; “o verdadeiro sabor está na forma natural de tratar o alimento”; “não deixes que o teu consumo deixe um rasto de centenas de anos”, “que os teus actos deixem sempre uma pegada verde pelo caminho”.