“Creativity for tomorrow” ou “Criatividade para o amanhã” foi um dos temas explorados pela segunda edição do Nexxt Leiria, um evento marcado pela inovação e criatividade, que juntou em Leiria empreendedores, startups, investidores e profissionais de diversas áreas para promover a criação de redes de contactos, troca de ideias e oportunidades de colaboração. E
ste ano, na segunda edição e ao longo de uma semana, o evento incluiu palestras e oficinas com especialistas de várias áreas, da cultura, à tecnologia, passando pelas áreas sociais, apresentações de empreendimentos inovadores e momentos de interacção entre agentes económicos e empreendedores locais.
“No ano passado, a primeira edição que durou apenas um dia, foi dedicada à co-criação. Foi uma espécie de pontapé de saída para o evento deste ano”, explica Catarina Louro, vereadora com os pelouros da Economia e Modernização Administrativa, na autarquia de Leiria, entidade responsável pelo evento.
O número de participantes que, ao longo dos sete dias, se deslocaram ao Teatro Miguel Franco e à Black Box de Leiria, para participar nas oficinas e nas palestras com especialistas em várias áreas da sociedade, ultrapassou as três mil pessoas, mantendo-se uma grande rotatividade de espectadores e de temas programados que abordaram da cultura às smart cities, entre outros assuntos.
Catarina Louro explica que a organização decidiu colocar a tónica no tópico da criatividade, para promover um debate que fosse para lá da questão da inovação.
“Leiria tem de assumir a criatividade pois, sem ela, não há inovação. Ela está presente nas áreas de negócio inovadoras, como a restauração, por exemplo, na cultura e até na área social”, sublinha Catarina Louro.
A responsável defende que o Nexxt Leiria já encontrou o seu espaço no calendário de acontecimentos anuais da cidade. Falta, agora, entende, proceder a alguns “pequenos ajustes” em termos de datas.
Consolidar evento
“Quando falamos de criatividade e inovação, abarcamos todas as áreas de negócio, e sectores público e privado. Leiria, em todas as suas vertentes é um território predominantemente activo, abraçando desfios que vão da criatividade na cultura, na tecnologia e na economia, entre outros campos”, adianta a vereadora responsável pelo pelouro da Economia e Modernização Administrativa.
A meta, daqui para a frente, afirma Catarina Louro, passará por consolidar a marca e atrair mais pessoas da região e não apenas do concelho, cativadas pelas temáticas da criatividade e inovação.
Na segunda edição do Nexxt, participaram dezenas de especialistas, influenciadores e empresários como João Aroso, peritos em marcas e marketing territorial, como Carlos Coelho, promotores culturais como o músico Dino de Santiago ou comunicadores como Fernando Alvim, entre outros.