O primeiro disco de Wim Mertens, com o título For Amusement Only, é uma obra de música electrónica para máquinas de pinball – em Portugal, geralmente conhecidas como flippers.
Desde 1980, o compositor belga lançou mais de 65 álbuns e afirmou-se internacionalmente como músico e performer.
No próximo mês de Novembro, dia 18, Wim Mertens actua em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva, no contexto do festival Misty Fest 2023. Os bilhetes (17,50 euros) já se encontram à venda e podem ser adquiridos online.
Em Leiria, na mesma data, o festival anuncia também o concerto do pianista Francisco Sassetti, que após 30 anos de carreira se estreou em 2023 como compositor editando o primeiro álbum, que vai apresentar no Misty Fest.
Já no caso de Wim Mertens, a apresentação ao vivo deverá basear-se na obra Voice of Living, o mais recente trabalho do músico nascido em 1953.
Voice of the Living surge de uma encomenda da chancelaria do primeiro-ministro belga como parte de um programa focado na primeira grande guerra (1914-1918).
Entretanto, estão já divulgados outros eventos na agenda do Teatro José Lúcio da Silva que colocam em palco nomes bem conhecidos do público.
Na música, destacam-se os concertos de Tiago Bettencourt com a Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, Cristina Branco, Ana Moura, Tatanka com a Orquestra Jazz de Leiria, a Orquestra Filarmonia das Beiras com o pianista Jorge Moyano e direcção do maestro Jan Wierzba, e, já em Dezembro, Carolina Deslandes.
No teatro, sobressaem Peça Para Dois Actores (com Luís Cruz e Miguel Guilherme, encenação de Diogo Infante), O Meu Amigo H. (com Virgílio Castelo, Pedro Lacerda, Rodrigo Tomás e Ruben Gomes, encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu) e Pela Ponta do Nariz (com Aldo Lima e José Pedro Gomes, encenação de Ricardo Neves-Neves).
Estão também em cartaz espectáculos de dança, marionetas e stand-up comedy.