Em Leiria, inaugura no Banco das Artes Galeria (BAG), este sábado, 11 de Setembro, a exposição Uma vida inteira, de Nuno Sousa Vieira, que, no mesmo dia, abre no Museu de Leiria um novo núcleo no âmbito da exposição Plasticidade, com o título Quando o chão nos foge dos pé.
O concerto comemorativo dos 18 anos do coro Ninfas do Lis realiza-se sábado, dia 11, às 18 horas, na nascente do Lis.
Também sábado, com produção Te-Ato e Bonifrates, o Teatro Miguel Franco recebe, às 21:30 horas, o recital performativo Memorial de Hiroxima.
No domingo, dia 12, às 17:30 horas, a ópera cómica The Opera Locos vai a palco no Teatro José Lúcio da Silva, no contexto do festival Música em Leiria.
Em Pombal, no parque de lazer da Ilha, a equipa do festival Ti Milha organiza o evento Isto não é um arraial de Verão. Dias 11 e 12 de Setembro, com concertos de 10 000 Russos, Left, Cariño Muerto, The Miami Flu, Labaq e Rapaz Improvisado. Bilhetes diários a cinco euros, oito euros os dois dias.
Ainda em Pombal, e até 25 de Setembro, de quinta-feira a domingo, o pintor Leonardo Rito está a trabalhar na Casa Varela, no contexto da exposição e residência aberta (A)parte de dentro.
Também na Casa Varela, as bailarinas Bárbara Cordeiro e Andreia Serrado apresentam dias 10 e 11, às 21:30 horas, o espectáculo é.ter |è|ter.
No sábado, 11, o Auditório Municipal de Pombal recebe uma extensão do festival de curtas de Vila do Conde (18 horas) e o CineBanda vai à praça de touros de Abiúl (21:30 horas), um dia depois de ocupar o Castelo de Pombal.
Em Alcobaça, o Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro recebe até 30 de Outubro o festival Novo Palco, que também acontece no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Esta sexta-feira, 10 de Setembro, pelas 21:30 horas, em Alcobaça, apresenta-se o Turquelis Brass, grupo de metais da Sociedade Filarmónica Turquelense. No sábado, também às 21:30 horas, na Benedita, os Garbo vão a palco.
Ainda em Alcobaça, e até 12 de Setembro, decorre a primeira edição do festival de artes performativas Era uma vez no Oeste. De hoje até domingo estão agendados nove momentos de teatro, contos, marionetas, música, formação e uma tertúlia. Esta quinta-feira, 9 de Setembro, a companhia S.A. Marionetas apresenta na Praça João de Deus, às 20 horas, o espectáculo Etc.
Na Benedita, o festival Ao Teatro oferece sete momentos até 26 de Setembro. Amanhã, dia 10, às 21:30 horas, no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, Je ne sais quois, por Ángel Fragua.
Em Ourém, os grupos de teatro Apollo e O Nariz apresentam, na vila medieval de Ourém, o espectáculo D. Afonso, Conde de Ourém, Príncipe de Portugal, nos dias 10, 11 e 12, às 18:30 (com entrada gratuita).